APRESENTAÇÃO
Núcleo estabelecido na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas da Regional Goiás da UFG para integrar, incrementar, consolidar e institucionalizar ações de pesquisa, extensão e ensino realizadas por docentes e pesquisadores e articuladas a partir da temática comum do trabalho humano em suas múltiplas dimensões na realidade da periferia do capitalismo.
Motyrõ é uma palavra de origem tupi-guarani que significa trabalho em comum, trabalho em conjunto, com ajuda recíproca, em comunidade e para benefício mútuo. O trabalho em mutirão expressa a dimensão comunitária e criativa do trabalho humano, contraposta ao trabalho explorado e alienado hoje hegemônico, ambas formas genéricas de trabalho as quais, em suas diferentes formas de especificação, constituem objeto de investigação do Núcleo proposto.

OBJETIVOS
Objetivo geral

Desenvolver atividades de caráter investigativo, didático-pedagógico, cultural, artístico, tecnológico, e de interação com a sociedade, tendo por eixo articulador o tema do trabalho na periferia do capitalismo e suas interfaces com a questão social, a questão urbana, as organizações e os direitos humanos.

 

Objetivos específicos

  1. Aglutinar e organizar atividades de pesquisadores da Regional Goiás da UFG que trabalham a temática do trabalho;

  2. Propiciar apoio institucional no desenvolvimento integrado e interdisciplinar de atividades de pesquisa, extensão e ensino aos pesquisadores vinculados;

  3. Incentivar abordagens interdisciplinares no campo investigativo sobre o trabalho na periferia do capitalismo;

  4. Desenvolver atividades de formação, extensão e pesquisa;

  5. Estimular a participação de estudantes em projetos de iniciação científica de caráter interdisciplinar;

  6. Promover pesquisas e subsidiar estudos sobre a realidade do trabalho na periferia do capitalismo, no Brasil, Região Centro-Oeste e no Estado de Goiás, e na região do Vale do Rio Vermelho; 

  7. Estabelecer um observatório sobre a realidade do trabalho na região do Vale do Rio Vermelho no Estado de Goiás;

  8. Consolidar linhas de pesquisa dentro do campo temática trabalhado;

  9. Promover intercâmbio com outros núcleos de estudos e instituições afins;

  10. Promover diálogo, parcerias, convênios e cooperação com outras instituições e movimentos sociais;

  11. Permitir a inserção de ex-estudantes de graduação da UFG e pesquisadores externos nas atividades do Núcleo;

  12. Dar publicidade aos resultados dos trabalhos desenvolvidos por meio de publicações em periódicos especializados, livros, boletins, e instrumentos audiovisuais e meios eletrônicos;

  13. Realizar palestras, simpósios, conferências e outros eventos acadêmicos;

  14. Incentivar a participação de seus pesquisadores em eventos científicos;

  15. Ampliar o acervo da Biblioteca Seccional Regional Goiás - Cajuí com livros e periódicos relativos às linhas de pesquisa deste núcleo.

Próximo evento do Motyrõ

Live Andréia Galvão - Motyrõ.png

Clique na imagem para acessar o canal de transmissão do evento.

O Motyrõ promoveu uma das edições do projeto Audição: a música ensina, em 11 de dezembro de 2018, com o tema "Se o trabalhador ouvisse...".

No primeiro semestre de 2020, o Motyrõ ofertou uma disciplina de núcleo livre com o tema "O trabalho na periferia do capitalismo: perspectivas interdisciplinares".