Por que habitar a cidade?

O portal habitaracidade.com foi criado em 2016, inicialmente funcionava como ferramenta para disseminar estudos e reflexões sobre as cidades brasileiras. Aos poucos, começou a ser habitado por projetos de extensão, ensino, arte e cultura que convergem para o estudo da cidade e das múltiplas dinâmicas envolvidas em seu habitar, reforçando seu papel como território de manifestações sociais, políticas e culturais. Mas, especialmente, como um canal catalisador de iniciativas transformadoras e críticas. 

 

É um espaço para promover trabalhos científicos, culturais, artísticos e debates, permitindo formatos multimidiáticos, desde que abordem problemáticas relacionadas às cidades. Pretendemos não apenas fomentar a disseminação em rede de reflexões sobre o meio urbano e seus modos de habitar, como também amplificar vozes que nem sempre são ouvidas, revelar habitantes que nem sempre são admitidos e trazer à tona existências que passam despercebidas no cotidiano das cidades brasileiras. Queremos que o portal contribua para aumentar a democratização do conhecimento. Assim, encontrarão aqui o acesso gratuito a estudos e práticas que desvendam as tramas sociais que compõem as cidades, seja por meio de ações relatadas ou pesquisas e artigos de opinião. Habitar a cidade é, também, esboçar ideias e oferecê-las à discussão.         

 

Dinâmica de conteúdo

O portal é uma iniciativa de pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás e demais sujeitos políticos interessados no habitar a cidade com a potencialidade crítica e transformadora das relações sociais vigentes. Atualmente, todos os trabalhos publicados são selecionados pela comissão editorial.  

 

Periodicidade

As publicações ocorrem em fluxo contínuo, sendo asseguradas atualizações semanais no portal ou de acordo com a dinâmica de cada projeto ou ação.

 

Política de acesso livre

O portal habitaracidade.com disponibiliza o seu conteúdo ao acesso livre, imediato e gratuito, pois acredita que essa é uma condição fundamental para se alcançar maior democratização do conhecimento, da cultura e das artes. O material publicado pode ser copiado, distribuído, exibido e executado, para fins não-comerciais, desde que sejam dados os créditos aos autores e não sejam criadas derivações do mesmo.

Créditos do Site

Idealização e coordenação

Edinardo Lucas

 

Editorial

Arthur Cabral, Alison Cleiton e Karine Oliveira

Atualização de conteúdo e diagramação

Arthur Cabral, Edinardo Lucas, Emilliano Freitas e Vitor Freitas

Redes sociais

Emilliano Freitas, Karine Oliveira e Sinara Sá

Revisão

Izabela Moura

Equipe (habitaracidade.com)

Arthur Cabral, Alison Cleiton, Edinardo Lucas, Emilliano Freitas, Fabi Itaci, Izabela Moura, João Huguenin, José Thiesen, Karine Oliveira, Maiári Iasi, Sinara Sá e Vitor Freitas

Pesquisadores Colaboradores

Cláudio Porto e Rone Rosa

Projetos Parceiros

Audição - a Música ensina

Veja a ficha técnica completa

Calçadas (em breve)

Veja ficha técnica completa

Caravanas Urbanas

Veja a ficha técnica completa

CAPU 

Veja a ficha técnica completa

Direitos humanos nas ondas do rádio 

Veja a ficha técnica completa

Galhofada

Veja a ficha técnica completa

Motyrõ

Veja a ficha técnica completa

Recicla Goiás

Veja a ficha técnica completa

Samba, cidade e sociedade (em breve)

Veja a ficha técnica completa