Recicla Goiás, a cidade que não está no cartão postal

O Coletivo Recicla Goiás, criado e atuante na cidade de Goiás - GO, reúne pessoas diversas: educadoras/es; estudantes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Goiás (Regional Goiás), Instituto Federal de Goiás (Câmpus Cidade de Goiás), Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina), bem como Frades Dominicanos, SindGoiás, ESSÁ e Silmoê Filmes, Crisálida, Incubadora Social da UFG  e demais pessoas da sociedade civil vilaboense. Diferentes saberes e áreas do conhecimento que se (re)uniram em potência de ação, a fim de dar visibilidade à questão dos resíduos sólidos e às condições de trabalho de catadoras/es que fazem do lixo, e no lixão, sua sobrevivência.

Orientado pelos princípios da Economia Solidária Popular e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) o Coletivo Recicla Goiás tem por objetivos: contribuir para a destinação adequada dos resíduos sólidos (lixo), com vistas à melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas e à preservação do meio ambiente e contribuir para que catadoras/es de materiais recicláveis tenham condições dignas de trabalho. Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2018, a partir da aproximação com as famílias catadoras de materiais recicláveis e o poder público da cidade de Goiás. E desde então, por meio de projetos interdisciplinares de pesquisa, extensão e cultura e incidência política, vem contribuindo para pautar a necessidade de efetivação da  coleta seletiva, a sensibilização da comunidade para a separação dos resíduos, a redução dos impactos socioambientais e a pertinência do tema do cooperativismo.

Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2018. O trabalho do Coletivo, ao longo de sua trajetória, conseguiu formar inúmeras parcerias, que estão listadas nesta página. Por meio delas, e com o imprescindível protagonismo das/os trabalhadoras/es,  no dia 17 de fevereiro de 2020, foi possível a fundação da primeira cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis da cidade de Goiás, com o nome escolhido de Recicla Tudo. Em meio aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, o Coletivo, junto ao poder público, contribuiu diretamente para a implantação da coleta seletiva no município, que se iniciará no dia 25 de junho de 2020.

E, assim, os trabalhos continuam para o fortalecimento da cooperativa Recicla Tudo, com a permanente preocupação ambiental e, portanto, com as condições de vida da população vilaboense e com o trabalho em condições dignas e início da coleta seletiva na cidade. Vai ter coleta seletiva na cidade de Goiás!

Recicla Goiás segue a mostrar a Vila Boa que, entre becos, poesias e casarões, se forja no trabalho de pessoas que não aparecem nos cartões postais!

Siga o Instagram e

canal do Youtube do

Recicla Goiás

Próximo encontro virtual

Live:

Nosso lixo. Política de Gestão Integral de Resíduos Sólidos: direitos das cidadães e cidadãos e dever do Estado

Dia 23 de setembro, quarta-feira

Horário 18:00

Link de acesso a sala virtual: 

https://www.youtube.com/c/UFGOficial

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/politica-de-gestao-integral-de-residuos-solidos-direito-das-cidadas-e-cidadaos-e-dever-do-estado__980037

Convidados:
Juliano de Barros Araújo

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás. Titular da 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia, especializada na Tutela do Meio-Ambiente e Urbanismo

 

Organização:
Coletivo Recicla Goiás

Apoio: Habitarcidade

Início da coleta seletiva na cidade de Goiás - 25 de junho

Audiência Pública na Câmara e vereadores na cidade de Goiás

Encontro de formação da cooperativa no lixão - Cidade de Goiás

Encontro de formação da cooperativa no lixão - Cidade de Goiás

Lixão da Cidade de Goiás