Coletivo de Ações Poéticas Urbanas

O CAPU (Coletivo de Ações Poéticas Urbanas) iniciou suas atividades em outubro de 2018, realizando trabalhos como intervenções urbanas, exposições de arte, cenografias e expografias. O coletivo busca aliar conhecimentos em arquitetura e urbanismo e artes, entendendo que a ação participativa é um ato transformador, fundado em se fazer como um desejo produtivo, numa construção permanente da memória.

Ao propor ações poéticas urbanas, o coletivo coloca em discussão as relações entre corpo e cidade, investigando instrumentos para novas perspectivas de convivência no espaço público, interpretando e experienciando o lugar poeticamente. A elaboração do entendimento da cidade enquanto espaço conflituoso e de vivência, em que o acontecimento artístico explicita esses conflitos e fomenta micro-resistências, perturbando a imagem tranquilizadora do espaço urbano, potencializam as intervenções como práticas pedagógicas artísticas coletivas.

Atualmente o CAPU é formado por Ana Vitória, Elisa Marques, Emilliano Freitas, Lucas Italo Ribeiro, Jana Cândida, Maiari Iasi, Thiago Lopes e Victória Regina. 

Visite as redes sociais do CAPU:

  • Facebook
  • Instagram

Duas Cidades.  Foto: Emilliano Freitas (2019)