Projeto de Extensão e Cultura

Música para ensinar!

Há várias formas de se ensinar. Testadas, estudadas e digeridas por grandes mestres, professores e alunos. O fato é que quando se distancia o fazer (vida cotidiana) do aprender parece ficar mais chato tanto o ato de ensinar quanto o de  aprender. Paulo Freire, ao refletir sobre a importância do ensino na formação ética de um ser humano capaz de comparar, de valorar, de interferir, de escolher, de decidir e de romper , nos deixa uma tarefa: não deixar que a experiência educativa se transforme “em puro treinamento técnico”, pois isso seria “amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.)

O Audição – A música ensina é um Projeto de Extensão (categoria cultura) da UFG – Regional Goiás, consiste em encontros  nos quais são apresentadas diferentes narrativas a partir da seleção de músicas que guiam possíveis reflexões sobre temas contemporâneos. As audições foram acompanhadas de projeções, intervenções ou outras interações que ajudaram a compreensão do tema escolhido. Compositores de todas as gerações nos deixaram importantes registros em versos e prosas que nos conduzem a refletir momentos passados e também os atuais, é necessário e urgente aprender com eles.

Apresentamos, aqui no site, o catálogo das edições anteriores, as listas de músicas, fotos e vídeos das edições que aconteceram até hoje, no intuito de que ações como essa possam incentivar outras formas de troca de saberes e que aprender seja um prazer e não obrigação. 

Viva a Música!
Vamos ouvir! A música ensina, e muito!

O projeto de extensão da UFG - Regional Goiás Audição - a música ensina divulga:

Chamada Aberta.

Quer propor uma edição, tema e playlist?

Chamada aberta até que se complete a agenda das  edições de 2020.

Preencha o formulário para propor uma edição clicando aqui.

Edição de junho de 2020

Bezerra da Silva e o realismo marginal: uma análise à luz da criminologia crítica! Por Allan Hahnemann, Fernanda Rezek e Crimidéia

 

25/06 - 19h

habitaracidade.com/audição

 

A sessão e bate papo será virtual (conferênciaweb)

Entre e inscreva-se, vagas limitadas!

(Ou você pode assistir pelo youtube!)

_ Inscreva-se e garanta sua vaga!

_ Tá na hora? Entre e participe!

Mconf - EDINARDO - Google Chrome 29_04_2

_ Se a sala estiver cheia ou você preferir pode acompanhar pelo Youtube clique aqui! (Em breve o link estará aqui)